top of page

QUEM

REPRESENTAMOS

SALA CECÍLIA MEIRELES

     A Sala Cecília Meireles é um espaço destinado à difusão da música de concerto. Inaugurada em 1º de dezembro de 1965, ano comemorativo do IV Centenário da Cidade do Rio de Janeiro, é uma das salas de concerto mais tradicionais do país.

  Sua excelente acústica é reconhecida internacionalmente, permitindo diversos tipos de apresentações e expressões artísticas, abrangendo do popular ao erudito, da música medieval à contemporânea, de orquestras sinfônicas a corais, com especial ênfase nos recitais solo e conjuntos de música de câmara. 

       Em seus 53 anos de existência, a Sala Cecília Meireles já foi palco de concertos memoráveis, com a participação dos maiores nomes da cena musical da atualidade, e continua a ser a principal referência de música clássica no estado do Rio de Janeiro.

   O prédio do Grande Hotel, atual Sala Cecília Meireles, foi construído no final do século XIX e em 1939 passou a abrigar o Cine Colonial, especializado em filmes de bangue-bangue. No início dos anos 1960, Carlos Lacerda, governador do estado do Rio de Janeiro, deu início à reforma que transformaria o cinema em local de concertos, atendendo a artistas, público e críticos de música, que apontavam a falta de uma sala destinada a recitais solo, música de câmara e pequenas formações orquestrais.

       Atualmente, a Sala realiza através da Associação da Sala Cecília Meireles, aproximadamente, 100 concertos inseridos em sua Temporada Artística. 

bottom of page